Agosto 2018-3 | Revista O Meu Bebé

Agosto 2018-3

Agosto 2018-3

Portada3

Anuncio-DUALFIX-i-SIZE-205x270_ConSwingfix_Omeubebe

XSAÚDEX

 

Férias: um guia de A a Z

 

playa_183728906

ÃMAMENTAÇÃO
Os bebés que são amamentados têm tendência a mamar com mais frequência no verão, para compensar a perda de líquidos devida a mais transpiração.
• A mamã que dá o peito de forma exclusiva deve adaptar-se às solicitações do bebé, uma vez que o leite é a sua única fonte de hidratação. Regra geral, não se deve administrar outros líquidos ao bebé para alem do leite materno, a não ser que o calor seja muito intenso e o bebé pareça desidratado. Neste caso os pais podem dar-lhe um pouco de água, entre mamadas, mas sem exagerar, de modo a não alterar a sua perceção de fome e saciedade.

AUTONOMIA
As férias são uma ocasião excelente para descobrir e experimentar. As novidades são oportunidades magníficas para que a criança cresça e adquira mais autonomia, sempre que os pais as saibam dosear com precaução.
• Demasiadas mudanças ao mesmo tempo podem confundir e irritar a criança. É preferível avançar passo a passo e observar a sua reação. Por exemplo, uns dias depois do início das férias, quando a criança já estiver ambientada, pode sugerir-lhe que passe meia hora ou uma hora por dia com os animadores infantis do hotel ou da praia. Pelo contrário, não deve deixar o seu filho entregue a um estranho, toda a tarde, logo no primeiro dia da estadia. Do mesmo modo, para que se habitue a arrumar as suas coisas, pode pedir-lhe que seja ele a guardar o balde, a pá e os brinquedos no saco de praia, antes de regressar a casa.
• A autonomia em relação aos hábitos pessoais também é importante. O fato de banho, a touca de natação e os chinelos de praia podem ser um bom treino para começar a vestir-se sozinho. No entanto, todas estas novidades devem ser apresentadas sob forma de jogo, sem pressionar a criança.

BANHO DE MAR
Molhar os pezinhos e, depois, submergir-se na água do mar é uma experiência saudável e divertida, desde que se respeitem algumas regras.
• A água deve estar convenientemente limpa. Para conhecer a qualidade das águas em Portugal e saber quais são as praias com bandeira azul, consulte o site oficial do Turismo de Portugal (http://www.turismodeportugal.pt).
No site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (https://www.ipma.pt) poderá saber, entre outras coisas, o estado da água, a temperatura e as condições meteorológicas das diversas praias portuguesas. É aconselhável que a temperatura da água não seja demasiado fria, quer dizer, que não seja inferior a 22-23ºC.
• Nos primeiros três ou quatro anos de vida, o banho não deve durar mais de 15 minutos. Além disso, é preferível evitar o contacto com a água do mar se a criança tem uma ferida aberta ou um arranhão pois poderiam infetar. Depois do banho, é conveniente passar a criança por água doce, sem precisar de gel de banho.
• Por último, é preciso esperar umas duas horas depois de comer, para poder tomar banho. No entanto, esta regra não se aplica se a criança apenas petiscou alguma coisa, ou se comeu um gelado.

playa_124434157

BACIO
O verão é a estação ideal para fazer as primeiras tentativas de lhe tirar a fralda.
• Se a família está de férias na praia e a criança passa grande parte do tempo de fato de banho ou de t-shirt e cuequinhas, os eventuais “acidentes de percurso” podem ser resolvidos com facilidade. Além disso, a sensação de liberdade e de lazer, própria das férias, ajuda tornar mais leve um processo que exige um esforço considerável para a criança.

DERMATITE
As crianças com dermatite atópica melhoram quando estão na praia, na montanha ou no campo, ao ar livre.
• O motivo é uma maior exposição aos raios solares, cujo componente ultravioleta atenua o problema.
• No entanto, na praia, as crianças podem ter dermatite de contacto, se a areia onde brincam estiver contaminada. Este problema tem os mesmos sintomas da dermatite da fralda e cura-se da mesma forma: produtos de higiene e limpeza adequados e aplicação sobre a pele de cremes com efeito barreira.
• Se o problema persistir, deve consultar o pediatra porque poderá tratar-se de uma dermatite micótica, que requer o uso de produtos específicos.

EPISTAXE
A criança que sofre habitualmente de epistaxe, ou seja, que sangra frequentemente do nariz, acusa ainda mais este problema no verão.
• O calor provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e aumenta a probabilidade de hemorragia nas pessoas que já de si apresentam essa predisposição.
• A epistaxe é um fenómeno desagradável, mas não é perigoso. Na maioria dos casos, para deter a saída do sangue basta fazer uma pinça com os dedos e apertar o nariz durante uns dez minutos, mantendo a cabeça da criança inclinada para a frente, de modo a não inalar nem ingerir o sangue.

ENJOAR NO CARRO
Viajar de carro pode-se transformar num pesadelo, se a criança enjoar. O que podem fazer os pais para lhe aliviar o mal-estar?
• Em primeiro lugar, a criança deve viajar na sua cadeirinha de segurança, devidamente instalada. Deste modo, atenua-se o efeito da vibração e do movimento. Começar a viagem ao fim da tarde, quando o ar é mais fresco, a criança está cansada e é mais provável que durma, é uma precaução muito útil. Também lhe pode dar uma refeição ligeira antes de sair e parar várias vezes ao longo do percurso, para que caminhe um pouco.
• As pulseiras “anti-enjoo”, que se baseiam no princípio da acupressão (pressão num ponto de acupunctura), também podem ajudar. Nos casos mais complicados, o pediatra pode receitar um anti-histamínico que induza o sono, durante a viagem.

playa_62159149

FOTOTIPO
A pele das crianças, tal como a dos adultos, pode ser classificada em função do seu fototipo, que determina a sua vulnerabilidade aos raios ultravioleta.
• O fototipo I corresponde às pessoas com pele muito clara, cabelo louro ou ruivo e olhos claros; o fototipo II corresponde a pessoas de pele clara, cabelo louro escuro ou castanho claro; o fototipo III, a peles bastante morenas e cabelos castanho escuro, e o fototipo IV corresponde a peles muito morenas ou negras e cabelos e olhos negros.
• As pessoas mais vulneráveis ao risco de queimaduras e eritemas são as que pertencem aos dois primeiros tipos. No entanto, as crianças, antes dos três anos de idade, são extremamente sensíveis aos raios de sol, uma vez que a sua pele é mais fina que a dos adultos. Por esse motivo, devem sempre seguir-se algumas regras básicas: evitar a exposição direta ao sol de crianças com menos de um ano, sendo que, mesmo as mais velhinhas, nas horas mais quentes do dia, é preferível ficarem em casa ou no hotel. Todas as zonas da pele expostas ao sol, principalmente as orelhas, o pescoço e o peito do pé, que costumam ser esquecidas, devem estar devidamente protegidas com um filtro solar de índice elevado.

GASTROENTERITE
As infeções intestinais de origem viral são típicas dos meses de inverno e, sobretudo, da primavera. Não são especialmente frequentes no verão.
• Por outro lado, com o calor dos meses estivais, aumenta o risco de gastroenterite de origem bacteriana, devida a intoxicações alimentares causadas por alimentos mal conservados.
• A primeira regra de prevenção consiste em lavar cuidadosamente as frutas e legumes. É igualmente importante guardar os alimentos cozinhados no frigorífico, até serem levados para a mesa, já que o calor favorece a proliferação de bactérias.

HOTEL
O melhor é optar por um alojamento familiar, como uma casa rural, equipado com jogos e animação infantil, onde o comportamento próprio das crianças não cause nenhum incómodo aos outros hóspedes.
Também se pode escolher um hotel tranquilo, que ofereça um serviço mais refinado e aproveitar para ensinar a criança a portar-se bem em sociedade.
• A primeira solução é muito recomendável, se possível. Para quê complicar a vida, criando potenciais situações de stress para pais e filhos? As férias deviam, supostamente, ser agradáveis para todos. É preferível alojar-se num estabelecimento mais descontraído e permissivo e, depois, “brincar” uma noite a comer educadamente, à mesa de um restaurante.

JOGOS AO AR LIVRE 
As férias são uma ocasião excelente para fomentar as atividades ao ar livre. De acordo com os especialistas, o exercício físico recreativo, baseado na brincadeira, é uma ferramenta eficaz para a prevenção da obesidade desde cedo, bem como para criar hábitos de vida saudáveis e duradouros. Cerca de 33,3% das crianças portuguesas têm excesso de peso, e 16,8% são obesas, um problema que tem crescido, em parte, pelo aumento do sedentarismo. De acordo com um estudo europeu, 61% das crianças entre os 11 e os 15 anos, passam mais de duas horas por dia à frente da televisão. As brincadeiras no parque ou na praia, as excursões na montanha ou as caminhadas com os pais são modos divertidos e eficazes de manter um estilo de vida ativo desde muito cedo. No entanto, lembre-se de dar com frequência líquidos ao seu filho, já que, com o exercício e o calor, a transpiração aumenta e há um risco maior de desidratação.

MESA DE VERÃO
É normal que, nos meses de verão, as crianças tenham menos apetite do que habitualmente.
• Com o calor, diminui o desgaste energético e todos, tanto as crianças como os adultos, precisamos de menos quantidade de alimentos. Por isso não se deve preocupar se o seu filho comer menos, apenas deve prestar atenção às suas necessidades e dar-lhe alimentos frescos e fáceis de digerir, reduzindo as gorduras e aumentando os hidratos de carbono, as frutas e os vegetais.

playa_128566214

ÓCULOS DE SOL
Os olhos da criança também são mais vulneráveis do que os dos adultos à luz do sol. Por esse motivo, é importante protegê-los dos raios diretos e da reverberação solar na areia e na água.
• Se a luz não for demasiado intensa e a criança não se mexe muito, pode ser suficiente pôr-lhe um boné com pala ou um chapéu de aba larga. Se a luz for muito intensa, recorra a uns óculos de sol.
• A escolha dos óculos é importante. Não são um brinquedo, mas sim um instrumento que deve obedecer a certos requisitos de qualidade. É preciso que se assegure de que têm a marca CE, e adquiri-los, de preferência, numa ótica ou farmácia. O melhor é optar por uma marca conhecida e, em caso de dúvida, pedir o conselho do pediatra. A cor mais aconselhável para as lentes é o âmbar ou o castanho.

ROTINAS
Acordar, a papa, a sesta, o banho, deitar… Não é fácil estabelecer uma rotina regular com uma criança pequena. E, quando finalmente se dá o milagre, chegam as férias e todos os hábitos e horários mudam de novo.
• É inevitável: o dia a dia altera-se, tanto para adultos, como para crianças, e estas ficam excitadas com as novidades. É certo que nem sempre se conseguirá respeitar o horário habitual da sesta, do lanche ou da hora de dormir. Tem de se aceitar este facto, sem contudo acabar com todos os hábitos consolidados e, sobretudo, sem culpabilizar a criança. No final das férias, de regresso a casa, será necessário restabelecer com firmeza os bons hábitos anteriores.

SONO
As crianças que costumam dormir com os pais podem aproveitar as férias para começar a dormir sozinhas, dada a distância entre os respetivos quartos e camas?
• O que se aconselha é evitar alterações num tema tão delicado como é o sono, num período que, já de si, está cheio de mudanças. O melhor é deixar este passo para quando retomar a rotina diária. Pelo contrário, pode sim aproveitar o regresso de férias para explicar à criança que, já que demonstrou como está grande e autónoma fora de casa, chegou a hora de ter um quarto só para si, como os mais velhos.

S.O.S. FARMÁCIA
Aconselha-se que leve pensos rápidos e um desinfetante para pequenas feridas, bem como um antipirético habitual para a febre e o mal-estar geral e uma pomada ou um creme anti-histamínico para tratar eventuais picadas de insetos. Se a criança sofrer de infeções bacterianas com frequência, por exemplo otites recorrentes, é bom que leve o antibiótico receitado pelo pediatra e seguir as recomendações do medicamento.
• No caso de uma urgência, deve levar a criança a um centro médico das redondezas, ou então, se for uma urgência menor, se possível, contactar o pediatra da criança.

ler mais

XRECEITASX

SANDUÍCHE DE ATUM

atun

INGREDIENTES (Para 2 sanduíches)
2 fatias de pão de forma integral
2 fatias de pão de forma branco
1 lata grande de atum de conserva em azeite
1 ovo cozido
2 pimentos
1 pepino
1 colher de sobremesa de maionese light

PREPARAÇÃO
1 Desfazer o atum, depois de bem escorrido, picar o ovo cozido, cortar o pepino em rodelas muito finas e o pimento às tirinhas.
2 Barrar as duas fatias de pão integral com um pouco de maionese. Colocar uma base de rodelas de pepino e espalhar o atum por cima.
3 Juntar o ovo picado, umas tiras de pimento e finalizar com outra capa de pepino. Pôr a fatia de pão branco por cima e cortar as sanduíches em triângulos.


CEVICHE DE ATUM COM LARANJA

ATUN2

INGREDIENTES (Para 4 pessoas)
1 posta grossa de atum fresco (300gr)
2 laranjas
2-4 cebolinhas verdes
Coentros
Azeite virgem extra
1 cebola roxa
Sal e pimenta

PREPARAÇÃO
1 Limpar bem o peixe e cortar em pequenos cubos com uma faca afiada.
2 Lavar as cebolinhas e cortá-las em rodelas. Descascar as laranjas, sem deixar resíduos da casca e recolhendo o sumo. Cortar os gomos em cubos pequenos.
3 Misturar o sumo recolhido com quatro colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal e pimenta preta moída.
4 Juntar o atum à laranja e às cebolinhas. Salpicar com o tempero e mexer com cuidado, integrando todos os sabores. Deixar a macerar tapado, no frigorífico, durante 30 minutos. Entretanto, lavar os coentros, picá-los e misturar com um fio de azeite.
5 Repartir o ceviche em taças, temperar com o molho de coentros, e decorar com rodelas de cebola roxa e picles a gosto. Servir frio.


LOMBOS DE ATUM COM SÉSAMO NA CHAPA

ATUN3

INGREDIENTES (Para 4 pessoas)
1 lombo de atum fresco
1 colher de sopa de mel
100gr de sementes de sésamo torradas
200gr de cuscús cozido
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de molho de soja
Folhas de rúcula

PREPARAÇÃO
1 Cortar o lombo de atum em quatro filetes. Aquecer o mel à parte e usá-lo para pincelar os filetes. Colocar as sementes de sésamo num prato e panar o atum, de modo a ficar bem coberto de sementes.
2 Preparar o tempero com o resto do mel, o azeite e o molho de soja. Aquecer uma frigideira em lume alto e selar o atum nos quatro lados. O interior deve ficar cru.
3 Com a ajuda de uma forma em aro, distribuir o cuscús como base no centro dos pratos, juntar folhas de rúcula e colocar o peixe em cima. Servir de imediato, com o tempero ao lado.

 

ler mais

XNUTRIÇÃO…X

 

As frutas do sol

Fresca, doce e aromática, a fruta típica do verão é uma verdadeira festa de sabores e cores, capaz de seduzir até os paladares mais difíceis. Para além de que a fruta é um autêntico tesouro para a saúde.

arandanos_164279621

MIRTILOS
A cor escura desta fruta silvestre deve-se à presença de antocianinas, pigmentos que exercem uma ação positiva no organismo, uma vez que melhoram a sensibilidade da retina e contribuem para aliviar problemas de circulação (varizes, fragilidade capilar, hemorroides, etc.). Durante o verão, é fácil encontrar mirtilos frescos e o seu sumo é outra opção muito apetitosa e refrescante.

Mostrar

—————————-

fresas_139413005

MORANGO
O morango contém mais vitamina C do que a laranja. Contém também ácido elágico, uma substância que desempenha uma função antitumoral e realiza uma importante atividade antibacteriana e antiviral. No entanto, algumas crianças, geralmente as mais pequenas, podem manifestar alergia a esta fruta. Ao comprar morangos, escolha-os carnudos, vermelho-brilhante e com o pé bem verde.

Mostrar

—————————-

frambuesa_141652453

FRAMBOESA
Contém muita fibra e uma boa quantidade de sais minerais. Graças à elevada presença de antocianinas na sua pele considera-se que esta fruta é um eficaz anti-inflamatório e protetor dos capilares sanguíneos. Pelo seu conteúdo em ácido salicílico (que também se encontra na aspirina) esta fruta serve para ajudar a combater a febre e a gripe. Tenha cuidado ao armazená-las, as framboesas são muito delicadas e esmagam-se com facilidade.

Mostrar

—————————-

melocoton_116868121

PÊSSEGO
O pêssego possui um elevado conteúdo em água, o que o transforma numa das frutas mais refrescantes. A sua ligeira acidez confere-lhe propriedades estimulantes das secreções gástricas, o que facilita a sua digestão. Também possui uma correta proporção de vitaminas e sais minerais. São preferíveis os mais pequenos e de polpa amarela, já que têm mais vitamina A.

Mostrar

—————————-

ciruelas_95940460

AMEIXA
Contém uma boa quantidade de açúcares, fibra, muita água e zero gorduras, como tal, é uma fruta extremamente tonificante e depurativa. As suas maiores virtudes para a saúde resultam de uma elevada quantidade de pigmentos antioxidantes e da capacidade de funcionar como regulador das funções intestinais. As mais saudáveis são as ameixas vermelhas, que devem ser maduras, sumarentas e de polpa mole, pois são mais digestivas.

Mostrar

—————————-

cerezas_81645607

CEREJA
Contém vitamina A, B e C em abundância, e também uma boa quantidade de flavonoides, úteis no combate aos radicais livres. Os seus abundantes ácidos orgânicos contribuem para manter o equilíbrio ácido-base no interior do corpo. Para garantir a sua qualidade, as cerejas devem ser duras, estar inteiras, ter um aspeto fresco e estar limpas. Também devem conservar o caule.

Mostrar

—————————-

albaricoque_143882023

ALPERCE
Tem um elevado conteúdo em vitamina A, em forma de betacaroteno, ideal para proteger a pele dos raios solares e favorecer um bronzeado natural. Esta fruta possui muito potássio e é considerada uma boa forma de remineralizar o organismo e combater o cansaço. Os alperces mais nutritivos têm uma polpa sumarenta, não farinhenta e os seus caroços separam-se facilmente.

Mostrar

—————————-

melon_139837657

MELÃO
O seu grande conteúdo em potássio (mais do que a banana) torna-o num bom tonificante muscular e ajuda a remineralizar o organismo. Além disso, melão é rico em vitamina A, B e C, e fornece adenosina, um composto que contribui para manter a fluidez do sangue. As melhores variedades são aquelas que têm polpa amarela, como o melão cantaloupe, que é mais doce e tem mais vitaminas do que o de polpa branca.

Mostrar

—————————-

sandia_110062886

MELANCIA
A melancia contém cerca de 95% de água, como tal é uma das frutas mais refrescantes. Apesar do seu doce sabor, tem um baixo teor de açúcar (menos de 4g por cada 100g de fruta) e é pouco calórica. Possui uma elevada quantidade de citrulina, um aminoácido útil na divisão celular, na cicatrização das feridas e na eliminação de amónio do organismo.


Kcal: 16
Água (G): 95,3
Proteínas (G): 0,4
Gorduras (G): Vestígios
Hidrartos de carbono (G): 3,7
Fibra(G): 0,2
Potássio(MG): 280
Vitamina A (MCG): 37
Vitamina C (MG): 8

ler mais

XPERGUNTA SOBRE…

CELULITE, K.O.!!!

Combater a pele “casca de laranja” na gravidez é possível, sempre e desde que só utilize tratamentos suaves, deixando os mais intensos para depois do parto.

ESY-002586508

Trata-se do problema estético mais vulgar do mundo e é sofrido por milhões de mulheres. E não é estranho que as que lhe “escaparam” na adolescência a vejam aparecer durante a gravidez.

A ORIGEM DA INFLAMAÇÃO
Existem 29 formas distintas de celulite, pelo que é lógico que não seja nada simpática e que tentemos de tudo para acabar com ela.
• Apesar de, do ponto de vista clínico, a pele casca de laranja não ser um problema grave, a verdade é que é um sinal evidente de que existe algum problema na microcirculação, no tecido adiposo, e no nosso “mar interior”, a substância que percorre os espaços intersticiais e onde se produzem as principais reações vitais.
• Na origem da celulite está um excesso de gordura e de carboidratos consumidos através da alimentação que provocam alterações metabólicas celulares e dos tecidos, bem como um aumento dos radicais livres e uma falta de depuração dos detritos. Pouco a pouco, estas substâncias acumulam-se no organismo e acabam por provocar um bloqueio que se torna um obstáculo à microcirculação e à oxigenação dos tecidos, ativando os típicos processos inflamatórios e fibrosos da celulite.

AFETA MAIS AS MULHERES
• A natureza dotou as mulheres de uma complexa combinação de hormonas
destinadas à reprodução, em particular os estrogénios, que influenciam o comportamento, os hábitos sexuais e a forma do corpo. Também se encarregam de proteger os sistemas cardiocirculatório e imunitário, para permitir a adaptação necessária à gravidez.
• Graças a este sofisticado sistema hormonal, forma-se a estrutura do tecido adiposo, uma estrutura derivada de processos evolutivos milenários, que dotaram o organismo feminino de uma extraordinária capacidade para acumular matéria gorda como reserva para os períodos de carência e, principalmente, para encarar uma gravidez, período em que é tão necessária para alimentar a criança que se está a formar.
• Felizmente, hoje em dia, estas carências já não existem no nosso país. Pelo contrário, costumamos cair mais no oposto e comer mais do que o necessário. No entanto, a natureza não o sabe e continua a armazenar depósitos de que prescindiríamos de bom grado. Estes excessos atuam, sobretudo, nas mulheres de constituição em forma de “pera”, nas quais o tecido adiposo se concentra principalmente nos glúteos e nos músculos. Mas, devido à sensibilidade dos tecidos, não se podem considerar “isentas” nem sequer as mulheres de linhas retas, nem as que praticam desporto, pelo que… não se pode baixar a guarda!

gimnasia_46083265

REMÉDIOS CONTRA A CELULITE
1 Comer bem, sim, mas não por dois
A alimentação pode ajudar a evitar a formação da celulite? Na verdade, pode ser definida como a primeira estratégia de prevenção. A gravidez não é a altura certa para aspirar ao mito da “figura perfeita”, seguindo dietas desequilibradas, porque as refeições diárias devem assegurar a quantidade necessária de gorduras, proteínas, água, minerais e vitaminas. Mas também não se deve comer sem limites, com o pretexto de que se espera um filho. Uma dieta abundante, rica em alimentos super calóricos, como fritos, queijos gordos e fermentados, doces e enchidos, além de provocar peso em excesso, induz à ativação de todas as alterações que acentuam o problema da celulite. Para uma boa prevenção, no entanto, sobretudo face ao bem estar da mamã e do filho, é aconselhável repartir os diferentes nutrientes por várias refeições ao longo do dia, dando preferência aos carboidratos ao pequeno almoço e ao almoço, e às proteínas ao jantar. A fruta e as verduras nunca devem faltar, frescas, de época e com casca, sempre que possível, já que esta contém muitos nutrientes e é rica em fibras, o que favorece a atividade intestinal.

2 Exercício é sempre bom
A atividade física é outro aspeto fundamental para a prevenção, já que ajuda a manter o tónus muscular e o equilíbrio cardiovascular, bem como a preservar a elasticidade dos tecidos, melhorar a circulação e evitar o acumular de gordura. São particularmente indicados longos passeios ao ar livre, combinados com a bicicleta estática, ou então a natação e a ginástica aquática. Se a mulher quiser, também pode praticar outros desportos, mas deve obter sempre a opinião do médico antes de o fazer.

3 Cremes anticelulite
Na gravidez, pode-se recorrer sem problemas às fórmulas simples, que hidratam e mantêm a elasticidade dos tecidos, como o óleo de amêndoas doces ou o óleo de gérmen de trigo, que também protegem das estrias. Entre os inúmeros cremes anticelulite, os mais eficazes são os que contêm ingredientes capazes de ativar o metabolismo dos tecidos e o adiposo. Por precaução, é desaconselhável utilizá-los durante a gravidez, porque sabemos que aparentemente só atuam na superfície, mas não há a certeza a 100% de que não entrem na circulação e possam chegar à placenta, logo, ao feto. Em seguida pomos ao seu dispor uma montra completa de produtos corporais, anticelulíticos e reafirmantes, alguns dos quais podem ser utilizados durante a gravidez, e outros para depois do parto.

OBRIGADO POR LER
O MEU BEBÉ

Irá receber o seguinte número da revista
na próxima semana

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.